O Residencial Vivendas do Guaíba fala sobre os tipos de AVC em idosos - Residencial Geriátrico

O Residencial Vivendas do Guaíba fala sobre os tipos de AVC em idosos

O Residencial Vivendas do Guaíba fala sobre os tipos de AVC em idosos

O Residencial Vivendas do Guaíba fala sobre os tipos de AVC em idosos 1380 920 simone

O AVC, popularmente conhecido como derrame, é um perigo constante para pessoas idosas, sendo que cerca de 100 mil pessoas vão a óbito acometidos por ele no Brasil. A incidência é maior após os 65 anos, sendo a segunda maior causa de mortes no país e a primeira de incapacitação de idosos.

O AVC é uma sigla para Acidente Vascular Cerebral e pode provocar paralisia total ou parcial do cérebro. Existem dois tipos de AVC, o AVC isquêmico e o AVC hemorrágico.

O AVC isquêmico é mais comum e acontece quando há uma restrição do fluxo de sangue em uma artéria, o que leva a interrupção de oxigênio em uma área do cérebro. A sua causa é a formação de coágulos dentro do vaso sanguíneo do cérebro ou de um coágulo formado em outra área do corpo e que percorre a circulação até obstruir a artéria no cérebro.

Já o AVC hemorrágico é mais grave que o isquêmico, sendo o extravasamento do sangue no cérebro causando hemorragia por ruptura ou lesão de uma artéria.

Os principais sintomas do AVC isquêmico são dificuldades para movimentar a face, perda de força muscular, alterações visuais, tonturas, dificuldade de comunicação e compreensão. Já no caso do AVC hemorrágico, há dor de cabeça repentina, cefaléia, aumento de pressão intracraniana, náusea e vômitos, além de outros sintomas similares ao AVC isquêmico.