Os medicamentos genéricos são muito populares no Brasil, tendo sido implementados em nosso país em 1999 para estimular a concorrência, melhorar a qualidade dos medicamentos e facilitar o acesso a tratamentos. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que significa um medicamento ser genérico e quais são as outras opções.
Os medicamentos são classificados entre referência, isto é, com marca comercial conhecida e com patente detida por um laboratório; similar, com nome e marca diferente do original referência, mas com o mesmo princípio ativo, indicações e modos de uso; e por fim, o medicamento genérico.
Os genéricos são fabricados com os mesmos princípios ativos dos medicamentos referências e produzem o mesmo efeito terapêutico no organismo. Além disso, são administrados pela mesma via e possuem a mesma posologia, tendo a mesma eficácia e segurança, dessa forma, podem ser substitutos do medicamento de referência.
Os medicamentos genéricos não têm nome comercial e podem ser identificados pela tarja amarela que diz “Medicamento Genérico”. A qualidade e segurança dos genéricos e sua equivalência terapêutica são comprovadas por estudos apresentados à Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.