Os intestinos são uma parte significativa do canal alimentar, isto é, de onde digerimos tudo aquilo que ingerimos. Composto pelo intestino grosso e pelo intestino delgado, sua principal função é absorver água e nutrientes como açúcares, proteínas, minerais, vitaminas e gorduras.
Em geral, para quem pratica exercícios e mantém hábitos saudáveis, não há mudanças muito significativas no intestino delgado ou no intestino grosso, também conhecido como cólon. Entretanto, podemos citar algumas mudanças que podem ser mais perceptíveis, é claro.
Os movimentos dos intestinos que fazem a digestão e levam à absorção dos nutrientes podem diminuir com o tempo, levando a um trânsito intestinal mais lento que por consequência pode causar quadros de intestino preso e prisão de ventre. Além disso, não é incomum que adultos idosos venham a devolver intolerância à lactose pela diminuição dos níveis de lactase, a enzima responsável pela digestão da lactose.
Também é possível que o crescimento de determinadas bactérias, algo mais comum com o envelhecimento, cause dor, inchaço, perda de peso e na redução de alguns nutrientes, como vitamina B12, ferro e cálcio. Por fim, o uso mais frequente de medicamentos também é causa comum de constipação intestinal.