Os principais cuidados com idosos no inverno - Residencial Geriátrico

Os principais cuidados com idosos no inverno

Os principais cuidados com idosos no inverno

Os principais cuidados com idosos no inverno 1024 624 agenciami
Os principais cuidados com idosos no inverno

Com a chegada do inverno e das temperaturas mais baixas, é fundamental tomar alguns cuidados com a saúde de pessoas idosas para mantê-las saudáveis, evitar a queda da imunidade e diminuir a possibilidade de doenças. Assim, listamos os principais cuidados com idosos durante o inverno.

1. Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

É claro que é fundamental manter uma alimentação saudável durante o ano inteiro, mas com a chegada do inverno, ter hábitos saudáveis ao comer é ainda mais importante, especialmente para pessoas idosas.

Frutas, verduras e legumes devem fazer parte da alimentação diária, assim como proteínas que fortalecem o nosso sistema imunológico e nossas defesas. E com o frio, as refeições podem ajudar a aquecer o corpo com sopas e caldos quentes.

2. Cuide da pele da pessoa idosa com cremes e hidratantes

Durante o inverno, é fundamental cuidar da pele da pessoa idosa para evitar o ressecamento. Assim, além de se manter hidratado tomando água sempre, procure um dermatologista para encontrar os cremes e hidratantes ideais para cada pessoa, pois eles ajudam a evitar o aspecto seco e diversas doenças dermatológicas.

3. Mantenha a pessoa idosa aquecida

A pele de pessoas idosas é geralmente mais fina e delicada, por isso, é muito importante protegê-la contra o frio excessivo. Utilize roupas quentes para bloquear o vento e meias, toucas e outros acessórios para manter as extremidades aquecidas.

Além disso, em momentos de repouso, lembre de cobrir a pessoa idosa com mantas e cobertores, pois a temperatura do nosso corpo cai durante o sono.

4. Mantenha a vitamina D em dia

Com a diminuição de exposição ao sol durante os períodos de frio, o organismo das pessoas idosas pode sofrer de deficiência da vitamina D, o que gera um enfraquecimento dos ossos, deixando-os mais propensos a fraturas.

Portanto, é importante tomar banhos de sol diariamente para que o corpo mantenha a produção da vitamina D, logo, separe um tempo todos os dias para isso. E se necessário, procure um médico para fazer a suplementação em cápsulas ou gotas.

5. Atenção a doenças respiratórias como a gripe e coronavírus COVID-19

Durante o inverno, as pessoas idosas são mais propensas a gripes e resfriados, por isso, é importante tomar a vacina anual. Além disso, com a pandemia de coronavírus COVID-19, hábitos como cobrir o rosto ao espirrar e tossir, lavar as mãos sempre e manter ambientes ventilados são ainda mais importantes para evitar que pessoas idosas sejam contaminadas com doenças respiratórias.