É muito comum que pessoas idosas reclamem de estar com a boca seca ao se referirem à falta de lubrificação na boca. Boca seca, é claro, é o termo leigo para essa condição conhecida como xerostomia e hipossalivação.
Esse ressecamento na boca de pessoas idosas pode ter diversas causas, sendo a mais comum a ingestão de medicamentos que diminuem a salivação como efeito colateral. A respiração pela boca também é outra causa comum da boca seca em idosos, já que eles podem ter mais dificuldade em inspirar e expirar pelo nariz.
A flacidez da musculatura, um processo natural do envelhecimento, também causa idosos a roncarem mais, o que leva à sensação de boca seca. A radioterapia e a quimioterapia, tratamentos utilizados para combater o câncer, também podem afetar as glândulas produtoras de saliva, causando a boca seca, especialmente quando tratam câncer de boca.
Por fim, a depressão, ansiedade, doenças como diabetes, hipertensão e lubus, além de deficiência em vitaminas e tabagismo podem ser a origem da sensação da boca seca, mesmo que a produção de saliva continue inalterada.