Por que lesões e feridas são mais comuns em idosos? - Residencial Geriátrico

Por que lesões e feridas são mais comuns em idosos?

Por que lesões e feridas são mais comuns em idosos?

Por que lesões e feridas são mais comuns em idosos? 740 1110 simone

Você já deve ter percebido que lesões e feridas são mais frequentes em pessoas idosas, mas por que isso acontece? A equipe da Geriatria Vivendas do Guaíba preparou esta publicação para tirar essa dúvida. 

Com o avançar da idade, a espessura da epiderme-derme da nossa pele é reduzida, assim, ela fica mais fina, e por causa da perda gradativa de colágeno, ela também perde elasticidade. Dessa forma, ela fica mais sensível a qualquer tipo de agressão – e por agressão, explanamos que pode ser o simples ato de coçar a pele. 

Além disso, na Terceira Idade, a secreção de sebo das glândulas sebáceas é reduzida, diminuindo portanto a lubrificação da pele e a proteção contra a perda de água. As glândulas sudoríparas também diminuem em número e os vasos sanguíneos tornam-se mais frágeis, o que prejudica a função imunológica e favorece infecções. 

A constituição genética, fatores ambientais como exposição solar, alimentação ruim e doenças diversas também podem levar a uma pele mais seca e áspera, assim como possibilitam o surgimento de lesões benignas e úlceras varicosas ou venosas. Todos esses fatores também são causadores de lesões e feridas na pele envelhecida.