Quem convive com idosos sabe que desarranjos intestinais são mais comuns do que gostaríamos, por isso o Residencial Vivendas do Guaíba irá explicar as causas mais comuns de diarreia em pessoas idosas.
Uma das causas mais comuns são infecções virais causadas por rotavírus, norovírus e adenovírus – em especial, o norovírus é a principal causa de epidemias de diarreia. Outra causa comum de diarreia em idosos são bactérias e parasitas, especialmente em alimentos ou água contaminados. Em ambos casos, a melhor rota de prevenção está em manter os ambientes limpos e arejados, só consumir água potável, e lavar bem os alimentos.
Outra causa muito comum de diarreia na Terceira Idade são os medicamentos. Muitos deles perturbam o trato gastrointestinal causando a diarreia, em especial antibióticos, medicamentos contra o câncer, e antiácidos com magnésio, pois eles afetam o equilíbrio natural das bactérias intestinais.
A intolerância à lactose, um açúcar encontrado no leite e derivados, também é agravada com o envelhecimento devido a uma diminuição nos níveis da enzima que auxilia na digestão da lactose. Essa intolerância causa comumente a diarreia após o idoso consumir algum produto lácteo.
Por fim, há inúmeras doenças e outras perturbações do intestino que frequentemente causam diarreia em pessoas idosas. Apendicite, obstruções intestinais, doença celíaca, câncer, cirrose, doença de Crohn, diabetes e pancreatite são algumas dessas doenças.