Existem diversas doenças respiratórias que afetam as pessoas idosas, especialmente quando ela mantinha hábitos como o tabagismo ou vivia em local com grande poluição do ar. Assim, queremos falar um pouco sobre as 5 doenças respiratórias mais comuns que afetam a terceira idade.
1. Pneumonia
A pneumonia é caracterizada por uma inflamação ou infecção dos pulmões. Os alvéolos, onde ocorre a troca gasosa, se enchem de pus, muco e outros líquidos e não funcionam adequadamente. As principais causas da pneumonia são bactérias, vírus, micoplasma e clamídia, fungos e outras substâncias químicas.
2. Bronquite crônica obstrutiva
É uma inflamação crônica dos brônquios pulmonares caracterizada por tosse e expectoração (vulgo escarro) na maior parte dos dias. Ela surge, na maioria dos casos, por hábitos como o tabagismo e pela poluição no ar.
3. Enfisema
Neste caso, os alvéolos pulmonares se distendem ou se rompem, sendo que há uma perda simultânea da elasticidade dos pulmões. Na maioria dos casos, sua causa está relacionada ao tabagismo.
4. Tuberculose
A tuberculose é infecção bacteriana que afeta os pulmões, mas que pode se alastrar para outros órgãos. A contaminação acontece quando inalamos gotículas de ar provenientes do espirro ou da tosse de uma pessoa infectada.
5. Asma
A asma é uma doença inflamatória crônica caracterizada pela hiper-responsividade das vias aéreas inferiores e pela limitação variável do fluxo aéreo. As suas causas ainda são uma incógnita, por isso, é importante entender o que causa os ataques de causa para reduzir a exposição a esses agentes.