Da mesma forma que todo o nosso corpo, os nossos olhos também envelhecem e passam por alterações. Dessa forma, o acompanhamento preventivo com exames e consultas periódicas é sempre uma boa ideia para evitar qualquer situação mais grave.
No caso de pessoas idosas, algumas doenças oculares são mais comuns que outras, é claro. Confira agora quais são as 4 doenças oculares que mais atingem pessoas a partir dos 60 anos.
1. Catarata
A catarata ocorre principalmente após os 50 anos e leva a uma perda progressiva da transparência do cristalino, o que poderíamos dizer que é a lente de nossos olhos, causando visão embaçada. A catarata pode levar à cegueira.
2. Glaucoma
O glaucoma provoca uma lesão no nervo óptico e pode levar à cegueira de forma irreversível se não for tratada. Ela é causada pelo aumento da pressão ocular, mas apenas em casos agudos os sintomas como fortes dores de cabeça, fotofobia, enjoo, e dor ocular intensa são apresentados. Assim, consultas rotineiras de oftalmologia são fundamentais para a prevenção de casos graves.
3. Retinopatias
As retinopatias alteram os vasos sanguíneos, causando má circulação na retina, assim, alterações progressivas e tardias ocorridas na retina são as principais características dessa doença. Visão borrada, a impressão de “moscas voando” ou de flashes sendo disparados são alguns dos seus sintomas.
4. Degeneração Macular Relacionada à Idade
Em função do envelhecimento do nosso organismo, neste caso estamos falando da degeneração da estrutura da parte posterior do olho que é responsável pela visão central. Ela causa dificuldades na leitura, embaçamento da vista e distorção de formas, e pode evoluir para a perda gradual e irreversível da visão, mas se detectada no seu início, pode ser controlada.