Quais os melhores carboidratos para idosos? - Residencial Geriátrico

Quais os melhores carboidratos para idosos?

Quais os melhores carboidratos para idosos?

Quais os melhores carboidratos para idosos? 1600 1105 simone

Os carboidratos ganharam má fama recentemente ao serem relacionados unicamente a dificuldades de emagrecimento. Entretanto, os carboidratos fazem parte dos 3 macronutrientes fundamentais para prover energia ao nosso corpo – proteínas e gorduras são os outros dois. 

O consumo de carboidratos é muito importante para dar energia e manter níveis de açúcar saudáveis em nosso sangue. Entretanto, é preciso entender que existe uma distinção entre carboidratos simples e complexos. 

Os carboidratos simples são mais comuns em nosso dia a dia, encontrados no pão francês, por exemplo. Eles são metabolizados de forma mais fácil pelo nosso corpo e transformados em energia imediata, porém, como são transformados em açúcar, provocam elevação súbita de glicemia, favorecendo o surgimento ou crises de diabetes tipo 2. Eles também provocam uma diminuição súbita de açúcar no sangue, propiciando o descontrole do apetite – é comum sentirmos fome logo após uma sobremesa açucarada, por exemplo. 

Os carboidratos simples devem ser consumidos com moderação, especialmente em idosos já diabéticos. Entretanto, os carboidratos complexos podem ser incluídos em todos os cardápios, pois são capazes de fornecer energia e nutrientes fundamentais para o corpo e também ajudar a regular a liberação de glicose no organismo. 

Os carboidratos complexos são as melhores opções para pessoas idosas, pois são digeridos lentamente e liberam a glicose em pequenas doses ao organismo, evitando picos de açúcar no sangue. Entre os alimentos considerados como excelentes fontes de carboidratos complexos, temos os vegetais verdes, batata doce, milho, abóbora, feijão, ervilhas, lentilhas, grãos, e pães, arroz e massas integrais.