Quais os principais efeitos do envelhecimento sobre a saúde bucal? - Residencial Geriátrico

Quais os principais efeitos do envelhecimento sobre a saúde bucal?

Quais os principais efeitos do envelhecimento sobre a saúde bucal?

Quais os principais efeitos do envelhecimento sobre a saúde bucal? 1280 853 agenciami
Quais os principais efeitos do envelhecimento sobre a saúde bucal?

O envelhecimento provoca diversas mudanças em todo o nosso corpo, incluindo, é claro, a nossa boca. Essas mudanças são absolutamente naturais, mas é preciso tomar cuidado para não confundir uma doença ou problema de saúde com simples efeito do envelhecer. 

Dessa forma, nesta publicação, queremos elucidar alguns desses efeitos do envelhecimento sobre a nossa saúde bucal. Para começar, há um certo grau de desgaste com a perda irreversível do esmalte, a parte mais externa dos dentes.

Os nossos dentes também vão se tornando mais escuros com o envelhecimento e a gengiva vai migrando no sentido da raíz do dente – porém, é preciso ficar atento que uma gengiva sadia não tem outras alterações com a idade. Pessoas idosas também têm uma menor sensibilidade à dor nos dentes devido a calcificação progressiva da dentina, um tecido conjuntivo secretado pela polpa do dente.

Os dentes também vão se desviando para a frente em um movimento denominado mesial. A mucosa oral torna-se mais fina e perde elasticidade, ficando assim mais sensível a traumas. 

Por fim, a língua vai ganhando um aspecto mais liso devido ao atrofiamento das papilas filiformes, o que por sua vez, leva as papilas circunvaladas, responsáveis por sentirmos o sabor amargo, mais salientes, aumentando a nossa sensibilidade a este sabor. E com a atrofia das glândulas salivares, há uma redução do fluxo de saliva.