A pneumonia é uma infecção pulmonar que pode ter origem viral, bacteriana, química ou fúngica. Como a doença é causada por agentes infecciosos como vírus, bactérias e fungos, a imunidade fragilizada das pessoas idosas as tornam mais suscetíveis a contrair a doença.
A doença pode acometer pessoas de qualquer idade, é claro, mas é mais perigosa para crianças recém-nascidas e idosos. Assim, há diversos sintomas que são comuns para qualquer faixa etária, porém, outros são mais frequentes em pessoas de idade avançada.
Entre os sintomas comuns da pneumonia, estão um mal-estar generalizado, febre, dor no peito, falta de ar ou dificuldade para respirar e tosse seca com catarro amarelado ou esverdeado. A fraqueza, náuseas e vômito, e suores intensos, especialmente à noite, também são sintomas comuns.
Porém, em pessoas idosas, os sintomas da pneumonia podem variar um pouco, especialmente por geralmente estarem associados a outros problemas de saúde. A febre é mais rara nos quadros de pneumonia de idosos, mas sinais comportamentais como perda aguda de memória, confusão mental, e desorientação em relação a tempo e espaço podem surgir.
Por fim, em quadros de pneumonia viral que normalmente surgem após outras doenças respiratórias como a gripe, coriza, dor de garganta, espirros, e dores nos ouvidos, cabeça e corpo são comuns.