Em geral, os sintomas da gripe causada pelo vírus influenza começam por febre acima de 38ºC, dor muscular e de garganta, prostração, cefaleia e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante, durando cerca de 3 dias e, além disso, ao contrário de outros vírus da gripe, os sintomas da gripe influenza são muito intensos nos primeiros dias.
Com o passar dos dias, os sintomas respiratórios se destacam e mantêm-se por cerca de 4 dias após o desaparecimento da febre. Mas no caso de pacientes idosos, apesar de quase sempre apresentarem quadro febril, a temperatura não chega a níveis tão altos.
Outros sintomas podem aparecer de forma súbita, isto é, de uma hora para a outra. Esses sintomas podem incluir calafrios, mal-estar, dor nas juntas, secreção nasal excessiva, mialgia, e tosse seca.
Por fim, mesmo que não sejam tão comuns, sintomas como diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e olhos avermelhados e lacrimejantes também podem surgir a partir da gripe influenza. Dessa maneira, especialmente na combinação de febre com outros sintomas, é preciso procurar um diagnóstico clínico com médico para um tratamento adequado a fim de evitar complicações.