Para entender os diferentes tipos de diabetes, é preciso entender as funções da glicose e da insulina em nosso corpo. A glicose é um carboidrato que tem como função fornecer energia ao nosso corpo; já a insulina é um hormônio produzido no pâncreas e tem como principal função facilitar a absorção de glicose pelas nossas células.
Dito isto, existem três tipos de diabetes: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional.
Quando uma pessoa tem diabetes tipo 1, o que acontece é que o pâncreas não produz a insulina ou não produz em quantidade suficiente para o nosso corpo. Dessa forma, nossas células não absorvem corretamente a glicose e assim, a sua concentração aumenta significativamente no sangue. São comuns sintomas como sede, fome, e emissão excessiva de urina.
Já na diabetes tipo 2, o grande problema é que mesmo que o pâncreas produza a insulina, o nosso corpo não consegue utilizá-la corretamente. E ao contrário da diabetes tipo 1, em geral, a diabetes tipo 2 é assintomática, isto é, não apresenta sintomas.
Por fim, temos a diabetes gestacional que pode manifestar-se durante a gravidez e desaparece, na maioria dos casos, após o parto, mas é possível que algumas mulheres venham a desenvolver a diabetes tipo 2 após a gravidez. De qualquer maneira, é importante que o pré-natal seja bem feito e caso a diabetes gestacional surja, que exista um acompanhamento específico com a equipe médica.