Apesar de terem sintomas parecidos, a diarreia e a disenteria são problemas diferentes. Patologias do intestino, a principal diferença é que no caso da disenteria, há o aparecimento de sangue nas fezes.
Quando uma pessoa tem diarreia, há um aumento da frequência ou diminuição da consistência fecal – para considerarmos que a pessoa está com diarreia, é preciso que tenham acontecido mais de 3 evacuações em um período de 24h. A diarreia pode ser aguda, durando até 14 dias; persistente, por mais de 14 dias; ou crônica, durando mais de 4 semanas.
No caso da diarreia, a principal complicação é a desidratação. Ao notar ausência de lágrimas, afundamento da moleira, boca e língua secas, diminuição da urina, olhos fundos e muita sede, é preciso procurar auxílio médico imediatamente.
Entretanto, quando uma diarreia também está associada a dor, com muco e sangue nas fezes, temos um caso de disenteria. Em qualquer um dos casos, é preciso manter a ingestão de líquidos e alimentação equilibrada durante o quadro para impedir a desnutrição e regenerar a parede intestinal – lembrando que o ideal é procurar um profissional de saúde para melhores orientações.