Os nossos rins são órgãos muito importantes para a nossa saúde, pois, entre outras funções, eles são responsáveis por filtrar o sangue e eliminar substâncias nocivas, como a amônia, a ureia e o ácido úrico. Além disso, eles secretam substâncias importantes para manter o nosso organismo funcionando corretamente.
Assim, por diversos motivos, quando os nossos rins não funcionam bem, temos um problema que pode ser benigno ou evoluir para algo mais grave. Por isso, é importante uma dieta balanceada, praticar exercícios, cuidar da pressão arterial, evitar o tabagismo, e controlar a diabetes, por exemplo.
Quando os nossos rins sofrem uma função renal breve que pode ser recuperada em algumas semanas, denominamos essa condição de doença renal aguda. Ela pode ser causada por desidratação, intoxicação, traumatismo, medicamentos, e outras doenças.
Porém, quando a perda da função renal é lenta, progressiva, e irreversível, temos uma doença renal crônica – e muitas vezes, a doença é assintomática no início. Neste caso, o principal tratamento é a hemodiálise.
Portanto, além de manter hábitos saudáveis, é preciso consultar médico e realizar exames de urina, creatinina e glicemia periodicamente. Afinal, a prevenção é ainda o melhor remédio.
Perda lenta progressiva, irreversível das funções renais (é nesta fase que se aconselha os doentes a iniciarem um caminho pessoal de preparação para a diálise).