Causada por anestesia geral devido a procedimentos cirúrgicos ou pelo fato de ficarem na mesma posição por muito tempo, caso comum em idosos acamados, a atelectasia também é conhecida como colapso pulmonar. Basicamente, nossos alvéolos, as estruturas que fazem as trocas gasosas no pulmão, se fecham e ficam sem ar em seu interior, dificultando ou até impedindo a respiração.
O colapso pulmonar também pode ser causado por sangramento pulmonar, tumores e até mesmo a inalação de algum objeto estranho como um comprimido de medicamento. Dessa forma, o tratamento para a atelectasia irá depender da sua causa.
No caso de inalação de objeto estranho, o tratamento mais comum é a simples remoção do objeto causando o bloqueio nos pulmões. Já se houver muco dificultando a respiração, em geral, o tratamento mais comum é a utilização de medicamentos que reduzem tal muco e facilitam o ato de respirar.
No caso de pacientes que realizaram procedimentos cirúrgicos e tiveram colapso pulmonar, a fisioterapia especializada é a mais recomendada como tratamento. Por fim, no casos mais graves, é possível que seja necessário entubar o paciente e utilizar ventilação mecânica a fim de fazer com que os alvéolos voltem a ficar cheios de ar.