A diarreia não é um problema incomum para pessoas de todas as idades – em média, por exemplo, um adulto tem episódios de diarreia quatro vezes por ano. Os sintomas e consequências variam de pessoa para pessoa, mas no caso de pessoas idosas, devemos ter mais cuidado para que não se agrave.
A equipe da Geriatria Vivendas do Guaíba, portanto, quer destacar alguns dos sintomas mais comuns da diarreia crônica em pessoas da Terceira Idade. Confira a seguir:
- Dores e cãibras abdominais
- Inchaço
- Fezes soltas e aquosas
- Sangue e muco nas fezes
- Febre, náuseas e calafrios
As consequências da diarreia podem não passar dos sintomas destacados acima, mas podem sim se agravar. Para começar, a diarreia pode causar desidratação, fazendo com que o corpo não tenha líquido suficiente para funcionar corretamente – em idosos, a desidratação é especialmente perigosa e deve ser tratada imediatamente.
A diarreia não tratada em pessoas idosas, ao gerar uma situação de desidratação, irá trazer outros problemas para o paciente. Se não receber atenção médica imediata e hidratação, poderá causar tonturas, tremores, fadiga, e febre, deixando o idoso mais suscetível a quedas, por exemplo, além de escurecer a urina e gerar um excesso de sede.