A doença de Parkinson é conhecida pelos seus sintomas mais comuns como tremores, lentidão de movimentos e rigidez muscular. Porém, eles não são os únicos sintomas – dessa maneira, a Geriatria Vivendas do Guaíba gostaria de destacar outros sintomas que podem ajudar no diagnóstico da doença de Parkinson.
A ausência de mímica facial pode afetar pessoas com a doença de Parkinson. Neste caso, ela perde a expressão facial, assim, move apenas os lábios, raramente consegue esboçar sorrisos ou franzir a testa, e há diminuição do piscar dos olhos.
A disfagia é a dificuldade de engolir que pode ser causada pela rigidez muscular, outro sintoma da doença de Parkinson. Essa rigidez muscular dificulta a deglutição, por isso, também não é incomum ver pessoas com doença de Parkinson com saliva escorrendo pelos cantos da boca, já que usamos os músculos da boca para engolir, incluindo a saliva – como não conseguimos engolir, ela se acumula na boca e escorre.
Outro sintoma que pode surgir é a monotonia na fala da pessoa com doença de Parkinson, pois os músculos que ajudam a regular o tom de voz também podem ficar rígidos. E por fim, a microfagia, isto é, com a progressão da doença, a letra da pessoa com Parkinson vai diminuindo de tamanho à medida que o final da frase se aproxima.