As quedas são um fenômeno relativamente comum para pessoas idosas e podem trazer consequências gravíssimas, pois na Terceira Idade, nossos músculos e ossos são mais frágeis. Por isso, a Geriatria Vivendas do Guaíba quer lhe dar alguns conselhos para tornar a casa mais segura para idosos.
Em primeiro lugar, desobstrua todos os caminhos da casa para garantir um andar seguro. É importante adaptar iluminação, apoios e obstáculos dos cômodos e corredores para que seja possível caminhar sem dificuldades – qualquer esforço a mais que possa parecer banal para alguém mais novo pode ser a causa de uma queda de uma pessoa idosa.
Assim, recomendamos a colocação de corrimões em todas paredes que levam aos cômodos e apoios no banheiro, a instalação de lâmpadas que auxiliem a visão, de preferência com sensores de presença para que elas acendam sem a necessidade do idoso procurar por interruptor nas paredes, e a retirada de tapetes, móveis e cômodos que possam causar escorregões e tropeços
Caso a residência possua escadas, o ideal é construir rampas com corrimão e piso antiderrapante, pois elas são muito perigosas para idosos. Se isso não for possível, utilize sinalizadores nos degraus para auxiliar a visão, instale um corrimão e mantenha o local sempre muito bem iluminado.
Já comentamos que para os banheiros, é importante instalar barras de apoio: elas devem ser instaladas dentro do box, ao lado da pia e do vaso sanitário. Além disso, providencie tapetes de borracha a serem fixados no chão para que ele não fique muito escorregadio. E se possível, elevar o vaso sanitário.
Além disso, recomendamos que objetos com quinas de ângulo reto sejam trocados por móveis de pontas arredondadas ou que sejam colocadas proteções nas pontas de mesas, cômodos e qualquer outro móvel que ofereça risco de lesão caso o idoso se esbarre. Para finalizar, troque as maçanetas da casa para aquelas tipo alavanca, pois um idoso pode facilmente ficar trancado em um cômodo por não ter força para girar uma maçaneta mais dura e difícil de abril.