A pneumonia e os seus sintomas variam de acordo com a origem, já que ela pode ser viral, bacteriana, química ou fúngica. E por terem um sistema imune mais frágil, pessoas idosas são mais suscetíveis a contraírem a doença, por isso, a equipe da Geriatria Vivendas do Guaíba quer falar mais sobre os sintomas das diferentes pneumonias.
A doença pode afetar pessoas de qualquer idade, é claro, e há vários sintomas compartilhados, entretanto, alguns deles são mais frequentes em pessoas idosas. Em geral, o mal-estar generalizado, febre, dor no corpo, falta de ar, dificuldade para respirar, e tosse seca com catarro amarelado ou esverdeado.
Durante a noite, fraqueza, náuseas, vômito e suores intensos também são comuns. Entretanto, conforme citamos anteriormente, em pessoas idosas, os sintomas podem variar, principalmente porque a pneumonia geralmente está associada a outros problemas de saúde.
No caso de pessoas idosas com pneumonia, a febre é um sintoma mais raro enquanto sinais comportamentais como perda aguda de memória, confusão mental, e desorientação em relação ao tempo e espaço podem ser mais intensos.