Nos últimos anos, muitas vezes ouvimos falar sobre problemas com glúten, inclusive, com muitas pessoas cortando o consumo dessa proteína encontrada no trigo, cevada, e aveia, ingredientes comuns de pães, massas, biscoitos, cerveja e doces. Nesta publicação, a equipe do Vivendas do Guaíba vai lhe explicar mais sobre a doença celíaca que leva os seus portadores a ter intolerância ao glúten.
O que acontece, em resumo, é que pessoas com doença celíaca não possuem a enzima responsável por ajudar o corpo a processar o glúten. Assim, ao consumir alimentos com glúten, há sérios danos à mucosa do intestino delgado, o que causa dificuldades ao nosso organismo para absorver outros nutrientes como sais minerais, vitaminas e até mesmo água.
Em geral, os sintomas surgem quando ainda somos crianças, mas a doença pode ser desenvolvida em qualquer fase da vida, inclusive, na Terceira Idade. Inchaço na barriga, diarreia, prisão de ventre, dor abdominal, falta de apetite, anemia, perda de peso, desnutrição e osteoporose são alguns desses sinais.
Para o diagnóstico, em geral, são feitos exames laboratoriais e biópsia do intestino delgado. A doença celíaca não tem cura, mas o tratamento se dá através de uma dieta sem consumo de glúten, tornando a consulta a profissional de nutrição ainda mais importante para uma alimentação saudável e balanceada.