Você já ouviu falar em dor neuropática? Esse problema é causado por lesão no sistema nervoso central ou periférico, causando diversos tipos de dores e podendo até mesmo deixar o paciente incapacitado.
A dor neuropática pode ser classificada em dois tipos. A dor mononeuropática e a dor polineuropática – o primeiro caso ocorre quando apenas um trajeto nervoso foi machucado, assim, a dor é localizada, por exemplo, o paciente tem uma dor de um lado específico da perna ou do braço.
Já no caso da dor polineuropática, diversos nervosos foram lesionados, levando à dor generalizada que pode surgir nos braços, pernas, tronco e outras regiões do corpo ao mesmo tempo. Um paciente com dor neuropática irá sentir incômodo que pode ser contínuo ou intermitente – a intensidade da dor também varia de acordo com o comprometimento dos nervos ou do estágio da doença associada à dor neuropática.
Os sintomas mais comuns da dor neuropática são choques, agulhadas, queimação, formigamento ou adormecimento, sendo que as principais causas desse problema são doenças infecciosas, traumas, e diabetes mellitus, alcoolismo ou deficiência nutritiva. O tratamento pode ser via medicações ou através de procedimento cirúrgico de acordo com o diagnóstico médico – por isso, ao sentir dores constantes, procure profissional da medicina, pois mesmo na terceira idade, sentir dores não é normal!